Visão Celular da IBZN

“Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.” Atos 5.42

 

O Que é a Visão Celular?

A visão celular é bíblica. A igreja em células é a igreja das 2 asas: templo e casa. A asa Templo é o encontro de todas as células na Sede da igreja onde acontece a Celebração, e na asa Casa acontece o encontro de cada Célula (pequenos grupos). Essa é a dinâmica básica da visão celular: templo - casa, cuja base bíblica, entre outros versículos, está em At 2.46 e 5.42. A igreja em células trabalha sobre o lema: cada casa uma igreja, cada discípulo um ministro. A igreja em células não é um método ou um programa, e sim, um movimento de Deus, que leva todos os membros a se envolverem nos ministérios da igreja. A célula é a igreja de Cristo espalhada pelas ruas e bairros da cidade. Não é uma igreja de programas, e sim, uma igreja de relacionamentos. Isso porque existem dois tipos de sistema de igreja: a igreja de programas e a igreja em células. A igreja de pequenos grupos é a igreja dos sonhos de Jesus.

O Que é Uma Célula?

A célula é um pequeno grupo de 5 a 15 pessoas, é a igreja de Cristo que se reúne nas casas para comunhão, adoração a Jesus, edificação, relacionamento e evangelismo. A célula é o coração da igreja local. É importante que a célula seja homogênea e por região, mas ela também pode ser mista em alguns casos específicos. As células homogêneas vivem uma edificação mais profunda e sendo por região facilita muito aos participantes. Seu objetivo é experimentar a presença de Cristo, buscar o seu poder e cumprir o seu propósito redentor. Esse é o principal fator de vitalidade da célula: Cristo – sua Presença, seu Poder e seu Propósito. Esses são os 3 P's da Célula, ou seja, Cristo é o DNA da célula.

Assim como a célula humana é a estrutura mais básica, é a menor parte dos organismos vivos, e é através dela que o corpo humano cresce e se desenvolve, porque a célula tem a capacidade de multiplicação; a célula no contexto da visão celular é a menor igreja (não é igrejinha) aonde o corpo de Cristo cresce e se desenvolve espiritualmente.

A maior base bíblica para os Pequenos Grupos é o relacionamento de Jesus com os seus doze discípulos, que está relatado nos evangelhos. Temos também outros textos na Bíblia que nos dão base para os pequenos grupos e de como a igreja de Cristo se reunia nas casas: Atos. 2.46, Atos 5.42, Atos 16.40, Atos 20.20, Romanos 16.3-5, Colossenses 4.15, Filemom 2 e Êxodo 18.13-26.

 

 

O Objetivo Principal da Célula

O objetivo principal da célula é glorificar o nome do Senhor Jesus Cristo, levando vidas a se renderem aos seus pés, visando à multiplicação. A visão celular não está fundamentada no conceito de células estáticas, doentes e estagnadas, pelo contrário, as células fazem um movimento saudável de crescimento e multiplicação. Dentre os fatores que permitem a uma célula lograr êxito em seu movimento saudável de crescimento e multiplicação, estão: a) o fator da célula ter como DNA Jesus Cristo, e b) o interesse e compromisso de todos pelo êxito da célula. O objetivo final da célula é a multiplicação.

A Dinâmica Fundamental da Célula

A dinâmica fundamental da célula é comunhão e evangelização, gerando assim a edificação na mesma. As células homogêneas são edificadas de uma forma mais abrangente e profunda porque nelas temos uma oportunidade maior de abrirmos aquelas áreas de nossa vida que são mais fechadas, e quando assim fazemos somos curados e cuidados, nos tornamos crentes mais maduros e fortes, e com mais ousadia trazemos pessoas não crentes para a célula, e evangelizamos melhor. Viver em comunhão é tão importante como investir na evangelização. A igreja em células é uma igreja onde ovelhas saudáveis geram ovelhas.

Por Que Somos uma Igreja em Células?

1- Porque a visão celular é bíblica.

2- Porque as células facilitam os relacionamentos e as alianças dos “Uns aos Outros”.

3- Porque as células permitem um acompanhamento pessoal de qualidade.

4- Porque as células são fundamentais na edificação do discípulo na palavra de Deus.

5- Porque as células estendem os limites do cuidado pastoral.

6- Porque as células tornam o testemunho da igreja mais abrangente na sociedade.

7- Porque as células penetram na comunidade com mais facilidade.

8- Porque as células encurtam a distância entre a igreja e o não crente, ou seja, a igreja vai até o não crente.

9- Porque as células alcançam com mais facilidade, eficiência e eficácia os não crentes.

10- Porque as células ajudam na consolidação e discipulado dos crentes.

11- Porque as células facilitam e são eficientes no treinamento de novos líderes.

12- Porque as células são eficientes no trabalho de plantação de novas igrejas.

13- Porque queremos ser uma igreja bíblica!

 

 

Como Funciona a Célula e a Visão Celular

A célula se reúne semanalmente, juntamente com o seu líder e o líder em treinamento, em alguma casa, com dia, horário e local estabelecidos que facilitem para todos ou para a maioria. Os líderes da célula têm a responsabilidade de pastorear seus membros. O encontro celular tem a duração em média de 1 h e 15 min., onde os participantes experimentam e vivem os 4 E's da célula.

O Foco Principal da Célula e do Líder

O foco principal da célula é levar pessoas não crentes para o encontro da célula, e o do líder é descobrir e treinar novos líderes. Quando acontecem esses dois focos a célula se multiplica. A célula passa por um período de 6 meses a 1 ano que chamamos de “O Ciclo da Célula”, que está dividido em 5 fases: comunhão, intercessão, evangelização, consolidação e multiplicação. Quando a célula cresce com qualidade e já tem mais de 12 pessoas e o outro líder já está bem treinado, ela está chegando à fase da multiplicação; neste momento então nasce mais uma nova célula.

O Ciclo da Célula

1ª fase

Comunhão

2ª fase

Intercessão

3ª fase

Evangelização

4ª fase

Consolidação

5ª fase

Multiplicação

Carta do Pr. Fabiano Fialho

Queridas ovelhas da IBZN!

Deus tem propósito para tudo nesta vida, principalmente no que tange o rebanho Dele, nada acontece por acaso, não acreditamos no acaso, Deus está no controle de tudo. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3.1. Creio no propósito de Deus de estar como Pastor Presidente/Geral da IBZN neste tempo, estou em paz no meu coração e firme nas promessas do meu Salvador.

Agradeço a Deus por ter levantado, por estar sustentando e fazendo crescer a Igreja Zona Norte. Louvo ao Senhor pela vida do Pr. Eromi e família, por terem sido instrumentos de Deus na organização desta querida igreja. Vocês continuarão sendo especiais para todos nós! Amamos vocês!

Continuaremos juntos na mesma visão de igreja. Uma igreja Bíblica do Novo Testamento e batista contemporânea. Seguiremos as mesmas doutrinas. Viveremos as mesmas práticas e liturgia. E teremos a mesma eclesiologia, seremos uma igreja na visão celular, igreja em células.

Como dizia o Pr. Xavier: “Nada mudou! Continuamos onde sempre estivemos, na dependência total de Deus.”

Conto totalmente com a graça e o poder de Jesus, porque como Ele me usou até aqui, continuará me capacitando e usando poderosamente para a glória Dele. Reafirmando o que aprendemos com o Pr. Eromi,a pessoa principal e mais importante na IBZN é JESUS CRISTO! Ele é o Senhor, o cabeça e o dono da igreja.”

Conto com todos vocês ovelhas, líderes de células, conselho deliberativo, líderes de ministérios, etc. Porque o que “faz” a igreja de Jesus, não é apenas um pastor, mas sim todos nós juntos trabalhando na obra Dele; é fundamental que toda liderança esteja de cabeça erguida à frente do rebanho que Ele nos tem confiado. Amém?! É tempo de avançar!

Eu e Lívia amamos todas as ovelhas da Zona Norte. Nós também podemos olhar nos olhos de todos os irmãos, para amar e sermos amados, para abençoar e sermos abençoados. Glórias a Deus!

Quero compartilhar com os irmãos mais um pouco daquilo que Deus tem feito na minha vida, para a glória Dele e para conhecimento de todos:

- Tive a oportunidade de crescer num lar e numa igreja evangélica, na cidade de Pádua - RJ.

- Entreguei minha vida a Jesus aos 9 anos de idade, no dia 12 de agosto. E desde pequeno sempre estive envolvido com a liderança eclesiástica.

- Fui batizado aos 13 anos pelo meu tio Pr. Reginaldo Fialho, na Igreja Batista em Monte Alegre. Com esta mesma idade aconteceu minha 1ª pregação no texto de Lucas 19.1-10.

- No dia 03/05/97, senti o Chamado de Deus para o ministério, em um congresso de líderes em Campos – RJ. E com 18 anos deixei minha cidade e vim para o Rio, para estudar Teologia, me ingressando no Seminário Teológico Betel, em fevereiro de 99. Tive o privilégio de conviver com a Tia Tabita.

- Atuei como seminarista estagiário (de 08/2001 a 05/2003) na Missão Batista no Barro Vermelho, São Gonçalo – RJ, congregação da PIB em São Gonçalo, na época Pr. Mauro Israel.

- Em dezembro de 2002 me formei em Bacharel em Teologia. No ano seguinte continuei trabalhando na secretaria do Seminário Betel e também tive a oportunidade de iniciar meu Mestrado, o qual cursei a metade dos módulos. Meu plano é concluir esse curso, como também fazer outros. Um pastor nunca pode parar de estudar e se capacitar.

- Fui para a Igreja Batista Central em Ricardo de Albuquerque em junho de 2003, Pr. Lívio Renato, onde me tornei membro e fui Ordenado ao Ministério Pastoral no dia 26/02/05.

- Tive o privilégio de trabalhar na Junta de Missões Nacionais no período de 05/2004 a 01/2008. Foi lá que aprendi muito sobre evangelização, discipulado e missões.

- Cheguei na Igreja Batista Zona Norte no dia 04 de junho de 2006. Minha vida não foi mais a mesma. Cresci muito com Jesus e no ministério. No dia 29/07/07 tomei posse como um dos pastores da IBZN e líder do ministério de evangelização, discipulado e missões.

 

Assim que cheguei na Zona Norte, a primeira coisa que fiz foi participar de uma célula, a célula de jovens, depois fui líder auxiliar da célula do Pr. Eromi, um tempo depois me tornei líder de célula de homens, supervisor de células e hoje pastor geral.

Nesses 4 anos de caminhada, passei por disciplinas e aprendi lições que não se encontram em nenhum Seminário Teológico. Meu primeiro encontro de discipulado com o Pr. Eromi foi no dia 06/08/07, nesses 3 anos de ministério caminhando mais de perto ao lado do meu discipulador, pude ter um pouco do sentimento dos 12 discípulos de Jesus.

- E no dia 27 de fevereiro de 2011, dentro do propósito divino, fui eleito pela igreja como Pastor Presidente/Geral da IBZN.

- Quero deixar registrada minha gratidão a Deus, a minha família, a minha esposa Lívia Diniz Tozo Fialho, aos amigos, a minha igreja e aos meus discipuladores que direta ou indiretamente, desde o meu chamado ao mistério até agora tem me acompanhado. Todos vocês são peças preciosas do quebra-cabeça de minha vida. Segue a relação dos meus discipuladores (alguns continuam me discipulando):

Pr. Reginaldo Fialho (já foi morar com o Pai celestial)

Pr. Eromi Nunes (Meu Discipulador Amado. Pastor na Igreja Batista da Orla, em Vila Velha - Es)

Pr. Lívio Renato (pastor na PIB Vila Valqueire e diretor executivo do Haggai no Rio)

Pr. Nilton de Souza (membro da IB Itacuruçá e gerente executivo de evangelização e discipulado da JMN)

Pr. Elmiro de Oliveira (pastor de discipulado na PIB Irajá e missionário da Sepal)

Que Jesus continue nos abençoando!

Pr. Fabiano Fialho

Conheça nossos missionários

  • Pr. Marcos Carvalho Chaves - D.n.:20/01
  • Miss. Graciely Bragança Chaves - D.n.:12/06
  • Julia Mariah Bragança Chaves – D.n.:13/12
  • Aline Bragança Chaves -

Campo: Oiapoque – AP

Região: Norte do Brasil

Ministério: Plantação de Igreja

Nossos missionários desde: 22 de agosto de 2007

Email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Orkut: Marcos Chaves

Facebook: Marcos Chaves

Blog: prmarcoschaves.blogspot.com

  • Pr. Sidney José da Silva – D.n.:05/12
  • Pra. Raquel Pinheiro da Silva – D.n.:12/09
  • Isabel Pinheiro da Silva – D.n.:15/04
  • Ian Pinheiro da Silva – D.n.:21/04

Campo: Aldeia Kunanã, Oiapoque – AP

Região: Norte do Brasil

Ministério: Plantação de Igreja Indígena

Nossos missionários desde: 30 de setembro de 2007

Email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Orkut: Prs. Sidney e Raquel

Facebook: Raquel Pinheiro

 

  • Pr. Daniel Trindade Soler –D.n.: 28/05
  • Dra. Gisele Lima Nogueira Soler –D.n.: 27/05

Campo: Beira, Moçambique

Região: Sul da África

Ministério: Plantação de Igreja

Nossos missionários desde: 10 de agosto de 2010

Email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Orkut: Gisele Nogueira

Facebook: Gisele Nogueira

Link Fotos: www.pibsg.org.br/mocambique/moca9.pps

  • Miss. Junior Busto –D.n.:06/11
  • Miss. Pricila Busto –D.n.:12/06
  • Valentina Busto –D.n.:

Campo: Mantova, Itália

Região: Nordeste da Itália

Ministério: Plantação de Igreja

Nossos missionários desde: 30 de maio de 2011

Email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Orkut: Junior, Pricila e Valentina

Facebook: Junior, Pricila e Valentina

Blog: www.cartolinapostale.blogspot.com

 

  • Miss. Carolina do Amaral Bossois – D.n.:01/02

Campo: Comunidade do Macaco, Vila Isabel

Região: Zona Norte do Rio de Janeiro - RJ

Ministério: Evangelização de Crianças

Nossos missionários desde: 03 de julho de 2011

Email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Orkut: Carolina Bossois

Facebook: Carol Bossois


Fique por dentro!

As 4 Estações

Chegamos a 2012. É tempo de vivermos como Igreja do Senhor, tudo aquilo que Ele sonhou para nós.

Apresentamos à IBZN as 4 Estações, para que você, membro do corpo de Cristo, se envolva , viva estas estações na dependência do Pai e juntos celebremos as vitórias!

 

Leia mais: Fique por dentro!

Temos 29 visitantes e Nenhum membro online